quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ronaldo em prol das certidões de nascimento


Arthur Quezada

"Certidão de Nascimento, um direito que dá direito. Um dever de todo Brasil". Esse é o slogan da campanha da Secretaria Especial dos Direitos Humanos que teve estreia no domingo, 23. O investimento é de R$ 35 milhões. A ação tem o intuito de propagar o novo sistema de registro de nascimento implantado no País.
A comunicação criada pela 141 Soho Square inclui filme, jingle, spots, carros de som e anúncios em mídia impressa. O filme mostra pessoas comuns de várias regiões do Brasil dizendo nome e sobrenome. De repente, Ronaldo entra como se fosse uma pessoa comum também falando seu nome completo.
Amazônia Legal e Nordeste são hoje as regiões que mais preocupam. A média nacional de sub-registros é de 12,2% de bebês sem certidão até o primeiro ano. Com o programa, o governo espera reduzir esse número para 5% até 2010.
Em coletiva realizada nesta sexta-feira, 21, em São Paulo, que não contou com a presença de Ronaldo, o ministro dos Direitos Humanos Paulo Vannuchi afirmou que a intenção da campanha é alertar a população. "Nós queremos sensibilizar a sociedade sobre um problema que era esquecido. É a primeira campanha nacional sobre o tema, o que vai ajudar muito na divulgação do novo programa", explica.

Também haverá filmes para TV, folders para a população e cartilhas para agentes mobilizadores localizados em regiões carentes. Além disso, está planejada uma campanha articulada com grandes times de futebol, na qual, em dias de jogos, serão estendidas bandeiras alertando sobre o problema.
Vannuchi explica que a escolha de Ronaldo para ser garoto-propaganda da ação foi do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Precisávamos de uma personalidade carismática e, em um encontro com o presidente, o Ronaldo recebeu o convite e aceitou. Ele se encaixa perfeitamente", afirmou. A participação do jogador é voluntária.

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