sábado, 1 de agosto de 2009

Real Madrid, Barcelona e a economia da Espanha


Desde a temporada 2000-2001 acompanho o desempenho das receitas geradas por Real Madrid e Barcelona em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha, que resultou em conclusões muito interessantes. Com a mudança no comando no início da década no Real Madrid com a chegada de Florentino Peréz e posteriormente no Barcelona com Joan Laporta, os clubes se tornaram cada vez mais importantes, tanto no âmbito doméstico como globalmente. Em 2007-08 os dois clubes foram responsáveis por 47% da facturação consolidado dos 20 clubes participantes da Liga Espanhola e geraram com seus estádios e sócios 219,9 milhões de Euros.
Hoje em dia um confronto Barça X Madrid ou Madrid X Barça é um dos eventos mais relevantes da Espanha, especialmente por sua importância mediática, já que é a maior audiência televisiva da Liga, como o jogo no Santiago Bernabéu em maio de 2008, que foi seguído pela TV aberta por cerca de 9,3 milhões de casas em todo o país. Segundo a empresa Sport + Markt, Barcelona em primeiro, seguído por Real Madrid são os clubes que contam com mais torcedores na Europa com cerca de 85,2 milhões de aficionados e da América Latina, com cerca de 15 milhões de torcedores.
Nos últimos oito anos a receita consolidada gerada pelos clubes apresentou profunda melhora, com crescimento anual médio de cerca de 17% ao ano, entre a temporada 2000-01 e 2007-08, o que representa em média a geração de cerca de 55 milhões de Euros novos a cada ano.
A economia da Espanha passou nesse período por uma ampliação constante de seu PIB, atingindo pela primeira vez 1,09 biliões de Euros em 2008, fazendo com que os dois maiores clubes do país encerrassem a temporada 2007-08 com um volume gerado de recursos que representa 0,062% do PIB, consequência da receita conjunta de 674,6 milhões de Euros. Esse resultado significa uma melhora de 72 pontos percentuais nos últimos 8 anos, já que em 2001 a facturação dos clubes representava 0,036% da economia espanhola. Para cada 1.000 Euros produzidos pelo país, cerca de 0,62 Euros são de responsabilidade de Real Madrid e Barcelona.

Receitas Real Madrid e Barcelona em Relação ao PIB da Espanha

A atual crise financeira global já afetou o resultado do PIB espanhol no 1º trimestre de 2009, que apresentou retração de cerca de 2% em relação ao mesmo período de 2008 segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) e a perspectiva é de abrandamento até o final do ano. Por outro lado Real Madrid e Barcelona apresentaram em seus relatórios financeiros que na temporada 2008-09 devem gerar 780,2 milhões de Euros, uma evolução de 16% em relação ao resultado de 2007-08. Caso a previsão das diretorias dos clubes se confirme, a faturação consolidada poderá representar 0,073% do PIB espanhol.
O Barcelona é o principal responsável por essa ampliação, com crescimento previsto em suas receitas de 23%, consequência da entrada em vigor de seu novo contrato de transmissão com a empresa Mediapro, da renovação do acordo com a Nike e novas receitas com merchandising e licenças. Os três títulos conquistados pela equipe também ajudarão a quem sabe, até ultrapassar o que foi orçado, com receitas com prêmios, bônus de patrocinadores e matchday. O Barça apresentou em seu orçamento de 2008 uma receita projetada em 2009 de 380 milhões de Euros.
O Real Madrid apresentou em seu orçamento um incremento de 9% em seus negócios, principalmente com recursos com direitos televisivos, marketing e com seu estádio. Com a segunda gestão de Florentino Pérez em andamento e a chegada de Cristiano Ronaldo e Kaká, a perspectiva futura em termos de geração de receitas é muito positiva, principalmente se o clube conquistar os títulos que disputar. O Real Madrid apresentou em seu orçamento de 2008 uma receita projetada em 2009 de 400,2 milhões de Euros.
Assim segundo minha projeção se os dois clubes mantiverem sua taxa média de crescimento anual, mesmo que a economia espanhola se recupere a partir de 2010, acredito que a receita consolidada de ambos pode atingir 0,10% do PIB ao final da temporada 2012-2013. Com essa representatividade, cada 1.000 euros produzidos pela Espanha, 1 Euro será gerado pelo clube blanco de Madrid e pelo clube blaugrana da capital da Catalunha.

Amir Somoggi - Especialista em gestão e marketing de clubes de futebol na “Casual Auditores” São Paulo, Brasil e Prof. de Marketing Desportivo e Planeamento Estratégico de Clubes de Futebol

Um comentário:

  1. Olá Joel,
    Parabéns pelo Blog e pelas notícias interessantissimas da Europa, gostaria que vc fizesse o mesmo com São Paulo, Palmeiras , Corinthians e Santos e também Internacional, grêmio, cruzeiro, atlético, flamengo, fluminense, etc.
    Um abraço
    Nelson Rovida - Ubatuba

    ResponderExcluir