terça-feira, 11 de agosto de 2009

Globo alerta e Barueri desiste de patrocínio


Por conta das restrições da emissora e da Lei Pelé, clube paulista abriu mão do patrocínio do Best Shop TV.com

No dia 12 de julho, o clube Grêmio Recreativo Barueri, que participa da serie A do Campeonato Brasileiro, estrearia sua camisa com seu patrocinador máster para esta temporada, o Best Shop TV.com. O clube desistiu do acordo após receber um comunicado da Rede Globo que enfatizava as restrições da Lei Pelé em relação à publicidade de veículos de mídia em uniformes.
A origem do problema é a ligação do Best Shop TV com a Fundação Cásper Líbero e a TV Gazeta, que exibe o programa televisivo do site de comércio eletrônico. Por se tratar de um produto ligado a uma emissora específica, a marca esbarra na legislação esportiva brasileira.
Segundo Michel Fauze Mattar, diretor de marketing do Barueri, a negociação já estava sendo feita há dois meses e o clube tinha ciência da determinação da lei, porém a discussão, por parte do Barueri e da Best Shop TV, é o fator de que, para ambos, a empresa não é uma rede de televisão e sim uma empresa de comercio que anuncia na TV Gazeta. "Desde que anunciamos o contrato, há três semanas tivemos uma forte discussão com a rede Globo sobre o tema, porém acatamos a orientação, pois não é nossa vontade entrar em um embate com ninguém", explica.
Para Fabio Marques Santos, gerente de marketing da Best Shop TV.com, o fundamento da Rede Globo é totalmente equivocado, pois a lei protege a empresa. "Somos uma empresa de varejo a lei tem que agir conforme está registrado, nós compramos espaço na Gazeta como anunciante e não como programa de televisão", ressalta.
O valor de patrocínio que seria investido pela empresa no Barueri gira em torno de R$1,3 milhão durante seis meses de contrato, com possibilidade de renovação - fora outras ações que seriam implantadas durante esse período que somariam lucro para o clube. Na opinião de Santos, a Globo melou uma oportunidade muito boa para o Barueri. "Nosso planejamento era imenso para o clube, é uma pena que uma emissora se comporte dessa forma, mas temos outros objetivos agora e não queremos entrar em conflito", enfatiza.
A rescisão do contrato entre Barueri e Best Shop TV será feita até o fim da próxima semana. Enquanto isso, o clube busca um substituto para ocupar sua propriedade mais nobre até o fim da temporada. Para Mattar, a situação pode até ter beneficiado o clube nessa procura por patrocinadores. "A repercussão do assunto propiciou que outras empresas procurassem a gente. Hoje temos cinco ou seis pretendentes para ocupar esse espaço", finaliza.

Memória Seletiva

Não foi a primeira vez que a Rede Globo teve preocupação em relação à publicidade de veículos de mídia em uniformes. Em janeiro 2001, na final adiada da Copa João Havelange entre Vasco da Gama e São Caetano, o clube carioca estampou na camisa o símbolo do SBT. Porém, em 2003 houve uma modificação na Lei Pelé, na qual a proibição nesses casos foi aprovada.

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