segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Conar dá veredito final à polêmica da Brahma


Depois de muita discussão, a polêmica da campanha da cerveja Brahma feita com o jogador Ronaldo teve o seu capítulo encerrado definitivamente nessa última quinta-feira, 3.

Em sessão do Conselho de Ética do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar), foi determinada, em segunda instância, a suspensão da campanha criada pela Africa, na qual o jogador do Corinthians aparecia segurando um copo de cerveja e dizendo a frase "Eu sou Brahmeiro". O comercial, na verdade, já está há um bom tempo fora do ar e o Conar só voltou a julgar o processo pelo fato da Ambev ter recorrido da decisão em primeira instância, tomada pelo órgão no último dia 27 de maio.

Na ocasião, o Conselho de Ética já havia determinado que o anunciante retirasse o filme do ar. Em sua defesa, a Brahma respondeu que já não veiculava mais o comercial antes da decisão do Conar e chegou a produzir uma nova versão da sequência, em que o jogador de futebol substituía o slogan "Eu sou Brahmeiro" por "Eu sou guerreiro".

Com essa nova decisão, o processo Nº 104/09 não poderá ser julgado novamente, uma vez que a suspensão definitiva da campanha foi decidida por unanimidade. Sendo assim, a Ambev e a Africa não podem recolocar esse filme com Ronaldo no ar e nem produzir uma nova campanha com um mote e abordagem semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário