terça-feira, 24 de maio de 2011

Manchester x Barcelona, muito além das quatro linhas

Neste próximo sábado, dia 28 de maio, acontecerá um dos eventos esportivos mais aguardados do ano, a final da Champions League, entre Barcelona e Manchester United, consideradas por muitos, as duas melhores equipes do futebol mundial, além de estarem entre as 4 equipes mais ricas do mundo, sendo o Manchester United a primeira colocada e o Barcelona a quarta (Fonte: Revista Forbes).
Para a final da competição foi criada uma identidade visual específica, como já é de costume, que caracteriza a competição e a cidade onde será disputada. A identidade foi criada pela Radiante Studios, e foi denominada como “The Lions Of London”, buscando trazer a visão de inovação e tradição, características da capital inglesa, e os dois leões representam as duas equipes que chegariam a final, visto que esta identidade foi criada ainda no ano de 2010.
Atraída pelo grande destaque e oportunidades proporcionadas pela competição, desde a temporada 2009-2010, a Rede Globo comprou os direitos de transmissão do campeonato, em que é obrigada somente a transmitir os jogos à partir da fase semi-final. Além da emissora carioca, as transmissões também são realizadas pela Band e Esporte Interativo, na Tv aberta, além da ESPN na TV Paga.
A rede Record também tentou comprar os direitos de transmissão, porém o fato de ter que divulgar durante as transmissões, as marcas patrocinadoras oficiais da Champions, não tornava o negócio rentável, perante o investimento que seria obrigada a fazer, para cobrir a proposta da Tv Globo.
Além da vitória sobre a Record, a Rede Globo também conseguiu que o acordo fosse selado, sem a obrigatoriedade de divulgar a marca de cervejas holandesas Heineken, patrocinadora oficial da Liga, e não exibirá sua marca durante as transmissões, nem mesmo nos intervalos que antecedem os jogos, como já era comum nas transmissões em todo o mundo. Este fato deve-se ao acordo que a Globo tem com a Ambev, referente as transmissões de futebol. Interessada na maior divulgação do evento a UEFA aceitou as condições, tendo em troca maior divulgação do evento dentro da programação da emissora, que possui os maiores níveis de audiência na Tv brasileira.
Diante desta restrição, a Heineken buscou alternativas, para a divulgação da sua marca no Brasil durante a decisão da Liga, e irá realizar ações em 75 bares espalhados pelo país. A distribuidora do produto, Coca-Cola FEMSA, irá decorar esses bares com flâmulas da UEFA, além de displays nas mesas no formato de traves e goleiros, e os consumidores que comprarem long necks ou chopps Heineken, ganharão uma camisa com o brasão da competição.
A ESPN, também inovou para a transmissão da final da Champions League, e irá transmitir a decisão nas telas do cinema em 3D, em parceria com a empresa Mobz. As cidades que irão receber esse tipo de transmissão são: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, São José dos Campos e Maringá, e o preço dos ingressos é de R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia entrada.
A UEFA Champions League não representa somente um aumento no faturamento das empresas atreladas ao evento, mas também as equipes que dela participam. O Barcelona, que acertou um acordo milionário com a Qatar Foudation, no valor de 30 milhões de Euros, tornando seu primeiro patrocínio de camisa da história, o maior de todos os tempos no futebol, também fatura alto com sua participação na Champions.
Na temporada atual, o clube já faturou 35 milhões de euros por ter conseguido chegar a final da competição. Valor este, que pode chegar aos 40 milhões de Euros, caso o clube catalão seja campeão pela 4ª vez.
Os clubes que disputam a fase de grupos da Liga dos Campeões faturam 7,2 milhões de euros, e quem avança na competição, recebe uma quantia extra, de acordo com a posição no grupo. Além disso a UEFA paga 550 mil euros por partida disputada, além de 880 mil por vitória e 400 mil por empate. Desta forma, caso o Barça seja o campeão, o clube receberá 800 mil pela vitória, mais 3,4 milhões pelo título, o que levaria a equipe a alcançar o faturamento de 40 milhões de euros.
Pensando nisso, a diretoria do Barça busca o maior apoio possível da torcida catalã nesta final, que será realizada no estádio de Wembley, na Inglaterra. Assim, o clube irá oferecer passagens aéreas de ida e volta para Londres, pelo valor de 370 Euros, a torcida da Catalunha.
Diante da grandiosidade do evento, o mercado negro também se aproveita para faturar alto com ingressos para a decisão, os quais podem chegar a quase 10 mil euros, para os melhores setores. Os preços normais dos ingressos variam entre 300 e 600 euros.
O fato é que a marca Champions League, tornou-se muito forte no mundo inteiro, diferentemente do que acontece com a Libertadores da América, que apesar de ter tido um início parecido e seguir os mesmos moldes da competição européia, possui grandes falhas de planejamento e organização. Não somente pela diferença evidente de poder econômico entre os dois continentes, mas também por algumas falhas simples, como a utilização da internet. O site da Conmebol é desatualizado e sem nenhum conteúdo multimídia, diferentemente do site da UEFA, em que se encontram os melhores momentos dos jogos, vídeos históricos, informações multimídias, jogos com premiações, notícias atualizadas, tudo isso mediante uma taxa mensal. Além disso, a UEFA aproveita a competição, para licenciar produtos relacionados a competição, fato que não ocorre com a Libertadores da América.
A Champions League hoje, deixou de ser somente um torneio de futebol, para se tornar uma grande oportunidade de faturamento para empresas e clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário