quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Marketing do Santos conquista certificação ISO 9001


Cada vez mais os clubes brasileiros se profissionalizam, criando estruturas semelhantes ao de uma empresa comum. Um bom exemplo disso é o Santos Futebol Clube que acaba de obter o selo de qualidade ISO 9001, certificado internacional de qualidade atribuído a empresas e instituições que cumprem uma série de requisitos. Este conjunto de normas tem como objetivo orientá-las a desenvolver um sistema de gestão de qualidade eficiente, para satisfazer clientes, buscar a melhoria contínua e garantir a competitividade no mercado. No Brasil, o ISO é representado pelo Inmetro
Esta certificação foi conquistada pela área de licenciamentos, ligada ao departamento de Marketing. Fato inédito no Brasil nesta modalidade.
O selo tem validade até 2012, por acaso, ano em que o clube santista completa 100 anos de história. Este indica o reconhecimento pela pela International Organization for Standardization (ISO), órgão internacional responsável pela padronização de procedimentos, por cumprir normas de qualidade criadas para estimular a busca pela melhoria contínua e a satisfação dos clientes – no caso, torcedores. Para manter o certificado, a área de Licenciamentos do Peixe será submetida a duas auditorias de revisão nos próximos três anos.
Este selo eleva a confiabilidade do Santos no campo dos negócios, por manter um rigoroso sistema de gestão da qualidade e garantir, assim, alta produtividade, o Santos para a ser referência para potenciais investidores em termos de lucratividade.
O Alvi Negro Praiano tem o seu departamento de Marketing reconhecido como um dos melhores no futebol brasileiro. No ano de 2007, o marketing do clube conquistou o prêmio “Marketing Best” pelo case Baleinha e Baleião, visando o rejuvenescimento constante da torcida santista.
Enquanto o departamento de marketing do Santos se destaca, juntamente com a equipe feminina de futebol, a equipe masculina demonstra um futebol abaixo do esperado nos últimos 2 anos, ficando em posições próximas a zona do rebaixamento.
O último título conquistado pelo futebol masculino do Peixe foi o Campeonato Paulista de 2007, quando a equipe conseguiu o bicampeonato consecutivo do regional.

2 comentários:

  1. Assim q temos q levar nosso futebol, estruturados como empresas, trabalhando de forma profissional sem deixar a ganância tomar conta!
    A grande prova q isso da certo vem aparecendo, principalemnte nos clube de São Paulo e Sul. Futebol é coisa séria.

    ResponderExcluir
  2. Parabéas ao clubes brasileiros que acreditam que o mkt bem aplicado pode ser benéfico a imagem do clube, consequentemente trazendo investimentos.

    ResponderExcluir