quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Liverpool e Manchester enchem os cofres com patrocínio.


O Liverpool na próxima temporada, possuirá um dos dois melhores contratos de publicidade em camisas do mercado inglês, o Standard Chartered Bank vai pagar 80 milhões de libras, o equivalente a 235 milhões de reais, por quatro anos de contrato. A estratégia escolhida pelo banco foi baseada na penetração que o futebol inglês possui na Ásia, onde o banco britânico também atua.
Após 17 anos estampando a camisa dos reds, a cerveja Carlsberg deixa a camisa com uma proposta de "apenas" 22 milhões de libras por três temporadas.
O Manchester United vai receber valores iguais na próxima temporada, quando a Aon substituirá a AIG nas camisas dos Red Devils.

Saiba quanto faturam alguns clubes ingleses (em libras):

Liverpool - Standard Chartered Bank - 20 milhões/temporada
Manchester United - AIG - 13,5 milhões/temporada
Chelsea - Samsung - 12,5 milhões/temporada
Tottenham - Mainson - 8,5 milhões/temporada
Arsenal - Emirates - 6,7 milhões/temporada
Manchester City - Etihad - 5 milhões/temporada
Fulham - LG - 4 milhões/temporada
Everton - Chang - 2 milhões/temporada
Wigan - 118Bet.com - 750 mil/temporada
Bolton - 118Bet.com - 750 mil/temporada
Hull City - Totesport.com - 500 mil/temporada
Burnley - Samuel Cooke & Co. - 400 mil/temporada
Wolverhampton - Sportingbet.com - 400 mil/temporada
Portsmouth - Jobsite - 250 mil/ano
Aston Villa - acorns (Fundo voltado a crianças com necessidades especiais) - caridade, nada recebe

3 comentários:

  1. Jeferson José - Cachoeira Paulista / SP18 de novembro de 2009 às 05:32

    Infelizmente, os clubes de futebol do Brasil ainda não sabem valorizar a sua "marca".
    Devido as suas dívidas, eles aceitam qualquer quantia, e dificilmente conseguem negociar um valor compatível com a grandeza do clube.
    No Brasil, o valor do patrocínio também depende da quantidade de jogos da equipe que será exibido pela TV e da audiência que estes conquistam. Esse é o principal argumento das empresas (e de alguns clubes) no momento de negociar os valores.

    ResponderExcluir
  2. Negociar valores é um grande problema das Diretorias dos clubes brasileiros.
    O próprio clube se nivela por baixo quando coloca na mesa um patrocínio.
    Como ganhar mais se não se exige mais?
    Falta de estrutura e planejamento, o Brasil é o Brasil né.
    Parabéns Joel pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Os times brasileiros ainda estão engatinhando no sentido de contratos de exposição de marca nas camisas.
    Muitos times que possuem um potencial de crescimento enorme, com Flamengo e Corinthians, não trtam do assunto de forma profissional.
    No Brasil, o time que leva mais a sério isso é o São Paulo, que mesmo com ações tímidas, consegue angariar investimento de empresas que interessem vincular sua marca ao nome do time!
    Precisamos profissionalizar o Marketing esportivo do Brasil ou continuaremos reféns das vendas de jogadores para Clube Europeus.

    ResponderExcluir